terça-feira, 26 de setembro de 2017

Dia quarenta e um e quarenta e dois - Greenwich - II! Day forty one and forty two - Greenwich - II!

Depois do Museu Marítimo Nacional, sigo para a minha casa, ou seja, The Queen´s House 😁 Esta “pequena casa” é apenas mais um dos muitos palácios espalhados por Inglaterra. Foi construído inicialmente para a rainha regente no início do Séc. XVII e foi passando de rainha em rainha, sendo redesenhado e reconstruído cada vez que uma nova rainha tomava posse. Neste momento é este belo edifício que vos vou tentar mostrar. A entrada também é gratuita. Depois do hall, subo as "Escadas das Tulipas” que me leva ao andar superior. 
Quando chego ao andar superior dou de caras com uma das dezenas de janelas que nos oferecem uma excelente vista sobre a universidade. O visitante tem acesso a uma bancada em torno de toda a casa que acolhe o grande hall lá em baixo e dá acesso às divisões do palácio. Comecei por uma das divisões e daí em diante passa-se de umas para as outras sempre a contornar a casa, não há corredores, há simplesmente passagens de salas entre salas e mais salas.



Um jogo rápido para os mais atentos. DESCUBRA AS 7 DIFERENÇAS! 😉


Já que não consegui descobrir a cozinha no Palácio e começava a aproximar-se a hora do almoço, rumo ao Greenwich Market que é ali bem perto. O bom deste itinerário é que não precisamos de transportes para percorrer tudo o que fiz num dia. É bom para a carteira e para o exercício físico, mas também é preciso andar alguns "metros". A caminho do mercado encontro uma loja que queria mesmo encontrar: A Nauticália. Esta loja não tem nada de diferente de todas as outras milhares de lojas que vendem souvenirs, a única particularidade é que é a Primeira Loja do Mundo. Não por ser a mais antiga, mas por ser a primeira loja a oeste da linha imaginária do Meridiano de Greenwich, tem a longitude de 00’00.4´W. Só por isso é visitada por milhares de pessoas que querem adquirir algo na Primeira Loja do Mundo. Eu como não sou muito de souvenirs e para além de ser tudo um pouco acima dos meus trocados, fiquei-me pelas fotos que são uma excelente memória para mais tarde recordar.
Uma das entradas para o Greenwich Market fica mesmo em frente desta loja. Não sei bem porquê mas tenho um certo fascínio por mercados de rua, onde se pode encontrar tudo e mais alguma coisa. A verdade é que, quando entro num mercado, perco-me!! Nas horas claro! Adoro percorrer todas as ruas, ver todas as ofertas, passar pelas barracas de comida e escolher qual a melhor para o dia e não pensem que fica muito caro comer na rua, por £6 ou 7£ conseguem um bom almoço, o que por aqui é Excelente!

Como vos disse há de tudo, desde malas, artistas de grafitti, arte na rua e outras lojas que vou mostrar mais abaixo. Mas para além disso deixo o registo da minha difícil escolha depois de passar por todas as barracas de comida. A oferta é tanta que fiquei confusa. Escolhi um wrap recheado de carne desfiada, com couve flor bem fininha envolta em maionese, alface, queijo ralado, molho BBQ e piri-piri q.b. Delicioso para um dia longo de caminhada. 
Ainda no mercado encontro películas de filme para venda e outros objetos usados em filmes, macarrons, muitos sumos naturais e uma tenda com comida tipicamente portuguesa, onde deu para falar um bocadinho de português e ver os petiscos como bacalhau, chouriço e outras delícias tugas, mas por estranho que pareça, não me apeteceu ficar por ali e já vos mostrei o que comi!
Ainda não é hoje que ficam a conhecer o famoso Meridiano de Greenwich, talvez amanhã...

Sem comentários:

Enviar um comentário