segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Dia trinta e quatro e trinta e cinco – Jóias, Pontes e Arte - I! Day thirty four and thirty five – Jewelry, Bridges and Art - I!

Começo pelo sábado que foi tranquilo, na paz do lar a descansar, fazer a soneca e mais uma vez a preparar o domingo que se avizinhava “quilometrado”! 😀
Fiz umas pesquisas na Internet e há imensas opções de roteiros para todos os gostos. O que quase todos têm em comum é o controlo de gastos nos transportes, daí todos os roteiros fazerem opções por atrações que se encontrem perto ou relativamente perto de forma a que as deslocações sejam a pé. Até porque andar a pé é bem interessante numa cidade que não conhecemos, acabamos sempre por ver alguma coisa nova, ou uma loja chique ou até mesmo as pessoas, adoro observar as pessoas e ontem, como andei muito a pé, reparei que ainda há pessoas que teimam em não largar o calção e a t-shirt enquanto que há outras que já adotaram para os próximos 4 meses, o cachecol, o gorro e o sobretudo.
Decidi hoje explorar o lado Este de Londres, como já referi fiz uns bons quilómetros a começar pela London Tower. A chegada à London Tower foi pacífica, arrisquei o metro e só me lembrei dos atentados quando vários quartetos de polícias circulavam lá por baixo e até dentro de algumas carruagens. Mas as pessoas não demonstravam receio, ou ansiedade estava tudo muito tranquilo. Talvez como no metro em qualquer parte do mundo, 7 em cada 10 pessoas está concentrada no seu telemóvel, ninguém fala, à exceção de um ou dois grupos que viajam juntos, mas a grande maioria das pessoas circula sozinha e é impressionante e até incómodo o silencio que se “ouve”.
A saída do metro em Tower Hill, leva-nos direitinhos à Torre e consequentemente às bilheteiras. Ainda não tinha pago nenhuma atração desde que cá estou, hoje decidi entrar na London Tower por ter lido algumas críticas e achar que devia entrar. Nessas críticas vi que o preço era £24.80, muito caro! Se comprarem o bilhete online fica mais barato mas se comprarem na bilheteira – como eu – tenham atenção ao que diz no placard onde anunciam os preços. O que lá está em letras bem grandes é que o bilhete é £28.00. Pensei: “ainda ontem vi que era £24,80”. Comecei  a ler as letras mais pequeninas e eles são bem espertos, então é o seguinte: O preço é realmente £24.80, mas se quiserem dar uma donativo voluntário fica a £28.00. os 3 casais à minha frente pagaram as £28.00 e eu a pensar, será que parece mal eu não dar donativo? Será que vou fazer figura de forreta? Mas depois também pensei: caramba £24.80 por pessoa e ainda querem donativo? Para mim está mais que dado o donativo!!! Quando chegou a minha vez: “one adult, no donation” e poupei £3.2 que já me deu para o café, mesmo sem o donativo tive direito ao mapa, vá lá! 
A Torre vista por fora é realmente grande e dá a sensação de: "tenho tanto para ver!"
A entrada é muito formal com uns senhores todos vestidos à época que nos recebem muito bem. Cada porta tem um nome, cada torre tem um nome, cada espaço está muito bem assinalado no mapa para que os visitantes não se percam. Havia visitas guiadas gratuitas a começar de x em x tempo e quando entrei estava uma a começar, tentei integrar-me, mas o guia vestido a rigor, falava do alto do seu uniforme com um orgulho marcado no sotaque tão carregado que na primeira piada que disse e toda a gente se riu menos eu e meia dúzia de pessoas, desisti e decidi fazer a visita ao meu passo e por minha conta sem andar no rebanho.
Depois de transpor a entrada sinto-me no espírito dos Reis e das Rainhas, saindo do rebanho e ingressando na direção completamente oposto, entro de imediato na exposição de Moedas dos diferentes Reis. Havia réplicas dos vários instrumentos usados na altura para cunhar as moedas e várias moedas em exposição.

Depois das moedas entro no Palácio Medieval que tem as paredes em completa desgraça, vi o quarto e os tecidos usados no quarto do King Edward.
Segui viagem para a White Tower bem no meio da London Tower. Muitos dizem que esta é a verdadeira Torre, uma vez que foi a primeira a ser construída. São 4 andares que somam 204 degraus e onde estão guardados os tesouros da armada, com muitos cavalos, cavaleiros e suas gigantes armaduras. Um espaço que nos leva a pensar, como é possível lutar com todos aqueles kilos que ferro em cima? 
Também lá estão guardadas as Espadas dos Reis e todo o arsenal de canhões e pólvora para manter uma guerra (caso necessário). 


O que realmente toda a gente procura são as Joias da Coroa, um espaço interdito a fotos e filmes, o que é uma pena pois o que se vê lá tem um valor e uma beleza realmente incrível. Nunca fui dada a jóias, não tenho nem gosto de usar, mas quando nos deparamos com coroas reais usadas nas coroações dos diversos reis e rainhas, é impressionante.  Imaginem que, para as pessoas não ficarem muito tempo a comtemplar as famosas joias, as mesmas encontram-se num corredor em que de ambos os lados existe um tapete rolante que leva as pessoas ao longo da exposição. Não podemos parar para observar melhor, mas podemos entrar de novo no tapete e dar outra voltinha. Também existem mantos reais, repletos de ouro e pedras preciosas. 
Cada vez que se sai e entra numa outra parte para explorar deparamo-nos com um espaço aberto, colorido, agradável, com guardas reais a guardar...não sei bem o quê. 😎
Por último ainda passei pela Torture at the Tower. Um tema que deixa todos pensativos ao entrar naquela sala!! Deixo umas fotos.
The London Tower foi a primeira visita da manhã, que valeu o dinheiro do bilhete, apesar de continuar a dizer que é caro! 
Segue-se um dos ícones da cidade e uma das pontes mais bonitas do Mundo, dizem os entendidos na matéria!
Não sei se é a mais bonita do Mundo, mas que é linda, É! 
Amanhã vão vê-la de diversos ângulos!! Espero que tenham gostado da Tower of London.

Sem comentários:

Enviar um comentário