segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Dia noventa e noventa e um – Recordar a Guerra! Day ninety and ninety one - Remembrance Sunday!


O dia 11 de novembro é assinalado todos os anos como o Remembrance Day, ou seja, o final da Guerra, homenageando-se todos os que lutaram, sobreviveram e morreram!
A grande cerimónia foi celebrada no domingo dia 12, na presença da Rainha e do Príncipe Carlos, assim como os mais altos cargos do governo britânico, das forças armadas e público em geral. O local para a cerimónia foi o The Cenotaph em Whitehall.
O plano para o domingo era ir até ao local da cerimónia e tentar ver a Rainha, mas logo de manhã as coisas não correram bem com os transportes e atrasei-me na chegada a Londres, mudei de planos no comboio. Muitas estações estavam sem serviços, inclusivé as duas estações que costumo apanhar o comboio. Tive que ir de autocarro (que demorou o dobro do tempo) até à terceira estação mais próxima.
Sendo um dia tão importante para este país, achei que devia fazer algo de acordo com as comemorações e comecei por ir ao Museu da Guerra Imperial, onde também havia celebrações.
Muita gente tinha ao peito o símbolo que recorda este dia, uma papoila (poppy). A escolha da papoila tem a ver com o facto de terem crescido papoilas nos campos de batalha no final da Guerra.
Entro no Museu pelas 10:30. Tenho 5 andares para explorar. Muita gente neste museu a esta hora da manhã. O Hall de entrada deixa uma boa impressão e vontade de começar as ver as galerias. 
A primeira foto em baixo é de um carro utilizado num ataque suicida em Bagdad em 2007. Morreram 38 pessoas.
O Museu é muito interativo. Em diversas situações, podemos escolher que parte da história queremos ver.
Deixa perguntas no ar... mostra torpedos... e minas marítimas.
Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida. A História contada desta forma não é tão chata e aborrecida, como parece nos manuais escolares.

A utilização de câmaras de gás não foi esquecida. Mostra alguns letreiros, vários aviões e vários espaços de interação.
Às 10:55 anunciam em alta voz que vão começar as homenagens no Ground Zero. Eu ainda estava no Ground Zero, portanto foi fácil e rápido chegar ao local anunciado. 11:00 em ponto um toque simbólico no vídeo em baixo e de seguida 2 minutos de silêncio. Após o silencio um violino toca – 2.º vídeo.
Tudo muito simbólico, mas muito profundo. Um ar de tristeza em todas as caras, nem as muitas crianças presentes, que nem sabiam o que se estava a passar, quebraram o silêncio de 2 minutos. Impressionante o som daquele silêncio
Ainda há muito mais para ver... amanhã! 😊









Sem comentários:

Enviar um comentário