quarta-feira, 7 de março de 2018

Dia cento e noventa e sete – Destilaria Deanston! Day one hundred ninety seven – Deanston Distillery!

Este tour teve a duração de 12horas. O nosso guia iniciou a viagem com a promessa de nos ensinar algumas palavras em Escocês. Só me lembro que “SIM” é “AI”. Foi difícil começar a compreender o que ele dizia, primeiro porque falava muito depressa e depois porque o sotaque é bem fechado, para além de, pronunciar a palavra Edimburgo algo parecido com “Edinbrá”. Tive que pedir para falar mais devagar caso contrário não iria perceber mesmo nada, assim como os franceses, italianos e brasileiros que se encontravam no mini-bus. Ainda estávamos todos meio a dormir já o Brian (o guia) nos contava histórias mirabolantes de “Edimbrá”.
Até à destilaria demoramos cerca de uma hora. À chegada, podíamos apenas ficar na loja e no café ou podíamos ter uma visita guiada ao processo do whisky por 8£. Apesar de não gostar da bebida estava curiosa por ver a fábrica por dentro, optei pela visita.
A fábrica era grande e fria. Na rua estavam muitos barris já com um preparado. Numa outra secção encontravam-se as várias castas, a mais velha da secção que visitamos era de 1974, para os apreciadores… deve ser uma bomba! Mais uma vez a minha capacidade auditiva traiu-me e algumas das explicações não percebi. Passamos por tanques onde fermentava o tão apreciado liquido, era um cheiro insuportável e a guia ainda nos incentivou a chegar mais perto para apreciarmos melhor. Outros tanques, outras explicações e terminou a visita. Achei cara para o tempo que demorou, acho que nem 30 minutos. MAS quando íamos para pagar a máquina do multibanco avariou, ainda aguardamos uns minutos até que se deram por vencidos e “ofereceram” a visita a toda a gente e ainda nos deram uma prova, claro que recusei a minha mas alguém a bebeu!
Já na loja encontramos garrafas para todos os gostos, uma coleção admirável para conhecedores e foi lá que, em resposta à minha pergunta, me indicaram a garrafa mais cara da loja: 5.000,00£ com 46 anos (última foto).
Tive para comprar mas o multibanco estava avariado...😁

Sem comentários:

Enviar um comentário