quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Dias dezasseis, dezassete e dezoito - Semana Normal! Days sixteen, seventeen and eighteen - Normal Week

Dia 16 - Terça foi um dia muito normal e vão acabar por ser todos assim 😊
Até agora tudo era novidade, mas com a entrada na 3.ª semana de trabalho as tarefas começam a normalizar, começo a perceber melhor como funciona a casa, já consigo adiantar tarefas  e ganhar tempo para mim, enfim… como tudo na vida é uma questão de hábitos e adaptações.
Os primos vieram brincar cá casa. Fiz o almoço com as indicações da mãe: batatas no forno bem tostadas, cobertas com feijões já cozinhados e salpicadas com queijo ralado. Todos os cachopos são vegetarianos e 2 deles praticam ioga para crianças. Famílias realmente muito diferentes da minha, que em vez de vegetais, gostam do belo bife e as conversas no quintal substituem o ioga. 
Descobri que a escola das meninas é privada e apenas feminina. Aos 4 anos iniciam a vida escolar no ano zero, que é chamado orgulhosamente de Reception. As professoras (principal e auxiliar) vão a casa de TODAS as meninas que vão para a Reception, fazer uma visita para as conhecerem antes do primeiro dia de aulas. 
Por aqui já passaram as professorinhas!! Loiraças e de olhos azuis! Não tirei foto 😁😁

Dia 17 – Parece que começou o Outono, apesar das previsões para o fim de semana serem de boa temperatura. Hoje começou a chover de manhã e esteve sempre o dia cinzento. Trocamos o parque pelas pinturas e o chá-chá-chá, conhecem? 
Ao almoço mistura-se arroz com Quinoa (cozinhados apenas em água). Acompanha com um molho de feijões, milho, cebolas, alho, leite de coco, passata italiana e muitos pozinhos. Salada e iogurte, porque apesar de não ser uma comida picante, o iogurte torna-a mais leve.

Dia 18 e último dia do mês de agosto/17 – Esta meteorologia é em tudo semelhante aos Açores, e não me refiro à temperatura atmosférica, mas sim à rápida capacidade de mudança. Ainda ontem anoiteceu pelas 18:30 e manteve-se todo o dia  aquela chuvinha “molha tolos”, como se costuma dizer. Já hoje, quando abro a minha janela nas águas furtadas, sou conquistada pelo Sol e salto da cama como se fosse meio-dia, mas eram apenas 7:00 da manhã (7 a.m). Despachamo-nos cedo e fomos ao parque que estava repleto de criançada, quase não havia entretenimento para todos, mas lá apanharam 2 baloiços e tiveram todo o tempo a baloiçar, com medo de perder o lugar! No regresso apanhamos flores para fazer um perfume. 
Assim que chegamos a casa, a mãe informa-me que tem que sair. Dá-me 2 dicas, entra no seu BMW com um sorriso, tipo “desenrasca-te” e abandonando-me com as crianças!!!! HEEELP!!! 😱
As dicas eram: usar uns pãezinhos redondos tipo arrufadas, mas mais pequenos (sem doce) e para acompanhar tinha que colocar vegetais, CLARO!! Coloquei as crianças a desenhar/pintar e passei à ação, qual participante no final do Masterchef England. 😁
Peguei nos pães e parti-os ao meio, dois pães para cada uma e dois para mim. Mexi uns ovos e coloquei-os num dos lados do pão, o outro lado barrei com queijo Filadélfia (sei que adoram) e coloquei no topo dos ovos uma bolinha do mesmo queijo para derreter. Para acompanhar salteei cenoura e courgete, com um dente de alho e azeite. Ainda comemos uma bolinha de Falafel, que sobrou do dia anterior. Para meu espanto, ninguém reclamou e aliás, devo orgulhosamente dizer que adoraram. Com tanta preocupação com a comida, até me esqueci de tirar a foto da minha primeira refeição “alone” 😂 só no fim de comermos quase tudo, a mais velha grita muito preocupada: Helena, a Foto? 😂
Deixo-vos a receita do Falafel do jantar do dia anterior. Apenas substituímos a frigideira pelo forno e ficaram… fenomenais!! 
Durante a tarde houve lições de Programação em Scratch e criação do próprio perfume. Misturar flores e folhas, detergente das mãos e canetas de feltro para dar mais cor ao perfume. A cor não era muito apelativa, mas o cheiro até que cheirava melhor que muito perfumes de renome internacional. As canetas foram para o lixo, o que para mim foi ótimo, devem ter umas 300 canetas a uso, assim, se for eliminando algumas… vou tendo menos que arrumar. 😉

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Dia quinze - Kew Gardens I! Day fifteen - Kew Gardens I!

A semana começou com um calor fora do normal🌞, já ontem esteve muito calor e até eles se queixam desta anormalidade, já que não estão habituados apesar de gostarem muito, COMO EU!!! Mas eu não me queixo!! 😁
Hoje foi superada uma nova etapa, levar as meninas a passear num dos Maiores Jardins do Mundo: Kew Gardens ou como por aqui gostam de os chamar The Royal Botanic Gardens. Considerado património mundial pela UNESCO desde 2003, tem 132 hectares de beleza natural e várias atrações. É, sem dúvida, visita obrigatória para quem gosta de jardins e plantas.
Quem me conhece sabe que não sou fã de flores, mas a grandiosidade destes Jardins, não deixa ninguém indiferente, para além de ser a 20 minutos a pé da “nossa” casa, mas não fomos a pé, os pais deixaram-nos à porta do Jardim.
A coleção de plantas é das maiores do mundo, contando com mais de 27 mil espécies, entre elas 14 mil árvores e uma coleção de orquídeas que já celebrou os 200 anos. É impossível visitar estes jardins num único dia, para além de que a entrada são 16,5 libras. Sai um bocadinho caro se quisermos voltar outro dia para continuar a explorar, mas tal como o cartão dos transportes anual que me deixam usar ao domingo para ir visitar Londres (ajudando-me a poupar umas belas libras), a família que me acolhe tem um passe anual de entrada nos Jardins, que lhes dá acesso livre em qualquer dia do ano. Hoje só tive que fingir que era a Mrs. AAA e entrar normalmente. Até fiz um jogo com as meninas, em que elas deviam chamar-me “Mummy” na entrada e correu bem, fartámo-nos de rir 😂😂 entramos pelo acesso VIP, sem filas e tranquilamente lá fomos explorar os Kew Gardens. Elas já lá tinham estado e quiseram ser elas a mandar, tipo left – right - left - right, todas contentes lá me levaram para onde queriam. Mas antes pedimos o mapa para eu não me perder. 
Não tinha noção da imponência do Jardim até ter o mapa na mão! A imagem que vos mostro do mapa indica a contorno amarelo o que visitamos hoje do 12:00 às 16:00, com paragem para pic-nic, que preparei em casa, e com outra paragem para dar migalhas aos peixes e aos patos. Claro que andamos nas calmas, até porque a pequenita tem 4 anos e eu vou ter mais fins de semana para explorar (sozinha 😛). 
Deixo-vos uma pequena coleção das fotos que tirei, pois para qualquer lado que me virasse, apetecia fotografar. Tive que fazer uma graaande seleção, mas apetecia-me colocar todas!
Não vos quero cansar muito e se não quiserem, não vejam, mas vou ter que colocar só mais umas!! 😈


Este foi apenas o episódio Kew Gardens I, tenho a certeza que terei mais episódios deste jardim, até porque quero ir ao simulador de uma colmeia. 

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Dia catorze - Nothing Hill Carnival! Day fourteen - Nothing Hill Carnival!

Hoje foi dia de Nothing Hill!! Para quem viu o filme “Um Lugar Chamado Nothing Hill”, que tinha como ator principal Hugh Grant, que era dono de uma livraria em Londres e Julia Roberts, uma famosa atriz americana, vai poder revisitar alguns locais onde foi filmado o mesmo, inclusive a famosa porta azul, n.º 280.
Mas antes de Nothing Hill temos o Palácio de Kensington, residência Real de Kate Middleton, William e dos dois filhos. Um palácio estranhamente "livre", sem a segurança de grades nem polícias. Facilmente se chega à porta, onde a entrada é feita com bilhete pré-comprado, caso contrário não garantem a entrada. Nós não entrámos. A zona em que a Realeza realmente reside, é na parte de trás da fachada que os comuns dos mortais têm acesso. Os jardins são realmente bonitos e o lago em frente, fez as delícias dos visitantes, pois esteve um autêntico dia de verão, com direito a banhos de sol em roupa interior (para os mais desinibidos). Ainda dentro dos Jardins Reais existe uma casa de chá com o nome de Orange Restaurant, elegância, bom gosto e requinte podem ser adjetivos para a classificar.
Em frente do Palácio existe uma estátua da Rainha Vitória.
Kensington Gardens
Kensington Gardens
Kensington Gardens
Kensington Gardens
Lago em frente ao Palácio
Lago em frente ao Palácio
Lago em frente ao Palácio
Jardins e Palácio ao fundo
Palácio de Kensington
Palácio de Kensington
Tea House
Estátua da Rainha Vitória
N.º 280
Depois da realeza, fomos para a loucura do Nothing Hill Carnival. Quisemos fazer duas coisas em uma e foi uma tarefa quase impossível. Queríamos visitar Nothing Hill por ser um dos bairros mais bonitos de Londres, mas este fim-de-semana foi o Nothing Hill Carnival, que atrai cerca de 1 milhão de pessoas nos 3 dias de festa.  Claro que queríamos ir aos pontos principais do filme “Um Lugar Chamado Nothing Hill” mas algumas ruas estavam fechadas e havia tanta gente na rua que por vezes era quase impossível andar. Conseguimos ir à famosa porta azul n.º 280, onde o Hugh Grant sai à porta e é “metralhado” com os flashes dos paparazzi que andam atrás da famosa Julia Roberts.  Passámos pela Portobello Road, lugar de acção de algumas cenas do filme e armei-me também em paparazzi com as casas de Nothing Hill, que são simplesmente lindas, todas arrumadinhas, todas bonitinhas, com os seus residentes à janela a ver passar os pobres, mas também havia casas, em que nos jardins, os seu “ricos” residentes vendiam bebidas, comidas e idas à casa de banho. Para comparação e para que percebam a dimensão deste Carnival, é como se andassem no 13 de junho, no Santo António em Lisboa.
Portobello Road
Casas de Nothing Hill
Casas de Nothing Hill
Casas de Nothing Hill
Casas de Nothing Hill
Casas de Nothing Hill

A expressão Carnival não significa bem o nosso Carnaval. Eles não andavam mascarados (no termo que conhecemos) e não se via gente mascarada fora da linha do desfile. Pelo menos no desfile de hoje, porque ontem houve outro desfile (não sei de que tipo) e amanhã para terminar, haverá mais um. O de hoje era constituído por vários grupos de diferentes países, cada um com um camião que que lançava a música referente ao seu país para delírio das pessoas que desfilavam e das pessoas que assistiam. Quem desfilava vestia-se de acordo com o seu país ou com um tema. A cada esquina tínhamos um palco com todo o tipo de música: reggae, espanhola, jamaicana,etc. Interessante não ouvirmos música brasileira. 


Vamos ver se conseguem ver os filmes, é a primeira vez que vou experimentar publicar filmes.



Ainda conseguimos ir ao Portobello Market, que hoje não estava a funcionar a 100% como o Mercado de Portobello, devido à passagem do Carnival, apenas havia na rua barracas de comida e não as normais lojas de antiguidades, frutas, roupa, etc.
Já cansados de tanta música, dança, cheiros, sabores e de tanto sol (porque o sol também cansa), apanhamos o OverGround para Camden Road.
Em Camden Road existe outro dos mercados mais famosos de Londres o Camden  Stables Market (https://www.camdenmarket.com/) instalado nos antigos estábulos de uma companhia ferroviária, é o maior da região, com quase 500 lojas. Além das lojas de roupas e acessórios, que funcionam nas antigas cocheiras, há uma grande variedade de stands de comidas de todo o mundo que nos fazem viajar entre países desde Espanha, Jamaica, Indonésia, Chinesa, etc. 
Este mercado tem literalmente de tudo e até assusta um bocadinho andar na parte de baixo porque é tipo labirinto. São centenas de oficinas e estúdios de designers, stands, lojas, cafés, restaurantes e bares, roupas e acessórios alternativos, vintage ou de estilistas locais, antiguidades, móveis, bugigangas em geral, discos e CD, jóias, souvenirs, artesanato além das lojas de tatuagem e piercing.
Com o calor que estava, não conseguimos regressar, sem antes beber uma cervejinha, ainda no mercado.






Ufaaa que diaaaaa!! Bem organizado e aproveitado! Conseguimos fazer tudo o que foi planeado e ainda mais, porque o mercado de Camden, não estava nos planos!
Falo no plural, porque hoje tive a companhia de um “amigo do couchsurfing” que vive por aqui à 5 anos.
Couchsurfing é um conceito muito interessante, conhecem? Se conhecem digam-me a vossa opinião sobre o conceito, se não conhecem posso explicar! Boa semanaaaaa!!!