sábado, 24 de março de 2018

Dia duzentos e dezasseis e duzentos e dezassete – 3-Cidade de Oxford! Day two hundred sixteen and two hundred seventeen – 3-Oxford City!


De seguida enfrento o frio lá fora e dirijo-me ao próximo ponto no mapa a Igreja de St. Michael at the North Gate, a entrada é gratuita mas se pagarmos podemos subir à torre para ver a vista da cidade, como estava tudo tapado, essa hipótese foi imediatamente eliminada. É bonita por dentro mas nada de excepcional, já por fora tem o cemitério mais mórbido que já vi na minha vida. Mesmo à filme de terror. As campas um pouco tortas, túmulos ancestrais, a neve que lhe dá o ar ensombrado, mas o mais incrível é que é no meio da cidade, junto das avenidas principais. Perturbante!   
Depois de me recompor deste cenário digno de Hitchcock vou até um dos poucos Colleges (faculdades) abertos ao público. É pago e não há visitas guiadas. Dão-nos um mapa e facilmente percorremos as áreas principais, como o Dinning Hall (cantina dos estudantes), a capela, os jardins, etc.
Localizada exatamente em frente da Radcliffe Camera, a University Church of St Mary the Virgin é a principal igreja da cidade. Nos primórdios da Universidade de Oxford, a igreja foi adotada como o primeiro edifício da universidade e foi usada para conferências e entrega de diplomas. É muito fácil visitar esta cidade a pé, pelo menos os principais pontos turísticos são todos perto uns dos outros.
Apesar de estar muito frio (-2), dentro dos edifícios podia andar-se de manga curta. E foi num desses edifícios que acabei este fim de semana em Oxford. Falo do History and Science Museum. Um museu pequeno, muito direcionado para os equipamentos usados antigamente. Como curiosidade deixo uma foto de um quadro com uma equação feita pela mão de Albert Einstein. Em 1931 Einstein foi convidado pela Universidade de Oxford para falar sobre a sua teoria da relatividade. Deu 3 aulas e alguém se lembrou de preservar o quadro onde ele deu uma das aulas.

Sem comentários:

Enviar um comentário