domingo, 8 de abril de 2018

Dia duzentos trinta um e duzentos trinta dois – Cidade dos Beatles! Day two hundred thirty one and two hundred thirty two – Beatles City!

Liverpool é uma cidade encantadora. As docas são uma excelente opção de passeio e oferecem imensas estruturas para visitas, entre elas a Beatles Story, a minha primeira paragem.
Como toda a gente, é óbvio que conhecia os Beatles. No entanto, as coisas que li neste museu mudou, de alguma forma, a maneira como vejo a ex-banda. Este museu está super organizado, super bem documentado, tem reprodução de cenários fabulosas e o melhor de tudo é que tem acompanhamento áudio, que nos dá o controlo de ouvirmos as diferentes estações, em português! Podemos ouvir e repetir, voltar atrás, ficar o tempo que quisermos, etc. Não tinha programado ficar tanto tempo, mas é impossível virar as costas a tantas histórias. Resumindo: 3 horas.
Está tudo lá. Desde como se conheceram. Os empresários que não quiseram trabalhar com eles, o primeiro encontro entre a banda e o Elvis Presley. Capas de jornais aquando da "explosão" da banda, a fachada da loja de instrumentos musicais onde compraram as primeiras guitarras, a simulação para a entrada e o próprio bar onde começaram a tocar, no The Cavern. A reprodução dos estúdios em Abbey Road.
O empresário trabalhou tão bem que antes da primeira visita aos EUA, já tinham naquele país milhares de fãs. Também lá consta as fotos da chegada da banda a solo americano e as reações deles ao ouvirem, ainda dentro do avião, os gritos das milhares de fãs que os aguardavam lá fora. Bem destacada está a capa do disco Sargeant Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em 01.06.1967, depois deste disco, o mundo ganhou novas cores e sons. Os uniformes que usaram na foto estão protegidos por uma vitrina.

Quase no final da exposição, cada elemento da banda tem o seu espaço. Informações pessoais sobre cada um e o que lhes aconteceu depois da banda terminar. A parte destinada a John Lennon chega a ser emocionante… como tudo acabou com 4 tiros nas costas, disparados por um fã, no dia 8 de dezembro de 1980.
A musica “Imagine” está super destacada e a reprodução do quarto branco com o piano branco onde ele compôs a música é um lugar fabuloso. Toda a sua existência apelava à paz e no fim, morre assassinado! 
Ainda havia tanto para contar sobre esta fabulosa Banda, mas para saberem mais, vão ter que visitar porque vale muiiito a pena.
Hora de sair do museu e explorar as docas!

Sem comentários:

Enviar um comentário