terça-feira, 17 de outubro de 2017

Dia sessenta e dois – Castelo de Windsor! Day sixty two – Windsor Castle!

Hoje, mais recomposta dos acontecimentos tristes do fim de semana, conto-vos como celebrei os dois meses neste país, no dia 14 de outubro de 2017.
Castelo de Windsor foi a escolha. Este castelo é só o maior castelo de Inglaterra e o 4.º maior do Mundo. As críticas são fabulosas e eu quis confirmar. Para lá chegar tinha que apanhar o comboio, tal e qual como faço quando vou a Londres, mas desta vez no sentido oposto. São 35 minutos de viagem. Quando me dirijo às bilheteiras e peço bilhete ida e volta para Windsor, o senhor meio envergonhado pergunta: “Desculpa, vai visitar o castelo ou vai só fazer compras?”.
O que é que tens a ver com isso? – Pensei eu! Mas... respondi educadamente que ia visitar o castelo e ele muito prestável diz-me: “Se quiser comprar aqui o bilhete para a entrada no castelo, fica-lhe mais barato 5£ por ir de comboio”. E eu, já arrependida de ter pensado que o homem era um cusco, agradeço e compro o bilhete mais barato. Esta dica é importante para a poupança, em qualquer estação que entrem podem comprar o bilhete de entrada no castelo e fica mesmo mais barato. É um incentivo ao uso dos transportes públicos.
Chegada a Windsor, deparo-me com um mimo de cidade. Muito acolhedora, simpática, limpa, mas há sempre um lado negativo… demasiados turistas. 

http.www.telegraph.co.uknewsuknewstheroyal
family12079756Windsor-Castle-switch-to
-modern-duvets-sparks-consternation-among-staff.html


Já da estação se tem uma visão do castelo e de lá consegui perceber que é realmente grande. Só por curiosidade, tirei uma foto da net da vista aérea, só para terem uma noção do tamanho. Consegue-se sentir os séculos de história naquelas paredes. E ainda nem entrei. Só o caminho até chegar realmente lá dentro é digno da realeza. Imagino a Rainha ali a entrar no seu coche revestido a ouro, puxado por cavalos elegantemente trajados. Segundo relatos dentro do castelo, é um dos seus castelos preferidos e ela vai lá 3 a 4 vezes por ano. Quando a rainha está no castelo é hasteada uma bandeira na porta principal. 
Entro no castelo e seguindo o mapa entregue na entrada, dirijo-me à St. George´s Chapel. No caminho para a capela vou disparando.
Antes de chegar à capela começo a ouvir uma banda a tocar e lembro-me que neste castelo também à Troca da Guarda. Começo a ver gente a correr para determinado local e sigo-os, sem correr claro! Sem saber e sem agendar nada, chego mesmo à hora da troca e ainda está pouca gente. Consigo um bom lugar para ver. É um protocolo que demora mais de 30 minutos, muito bater de pés no chão, muitas armas trocadas, muitos gritos, a banda real a tocar. É bonito mas demasiado longo, tal como em Buckingham.
Depois da Troca da Guarda, vou então à St. George´s Chapel que, mesmo para quem não gosta de igrejas, capelas e afins, é um local de oração soberbo. As salas por onde os visitantes passam, são de uma beleza e riqueza, de nos deixar boquiabertos. O pior de tudo é que não se podia tirar fotos e eu cumpri essa regra, mas muita gente não cumpre, daí haver fotos na internet, as quais escolhi 3 para vos mostrar.
http://theenchantedmanor.com
/wpcontent/uploads/2015/06/Albert-Memorial-Chapel-1.jpg

Depois da fantástica capela espreito e mapa e já sei onde quero ir…

Sem comentários:

Enviar um comentário