quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Dia quarenta e um e quarenta e dois - Greenwich - III! Day forty one and forty two - Greenwich - III!

Depois do regalado almoço rodeada de vários sabores, cheiros e culturas, sinto as baterias carregadas para avançar no caminho até ao objetivo final: Greenwich Royal Observatory. Até lá chegar preparem as perninhas pois a subida não é acentuada, mas é longa. A única garantia que vos posso dar é de uma paisagem fabulosa para o outro lado da cidade, vale a pena o esforço! Não é fácil caminhar depois do almoço, sentia-me extremamente cheia e só me apetecia deitar e dormir a sesta, mas resisti a essa vontade e lá fui devagarinho porque a digestão estava em funcionamento. Não foi muito difícil porque o caminho a percorrer é muito agradável e já se nota a chegada do outono... que chegou precisamente no dia 22.09.2017. 

Antes de chegar ao Observatório passamos pelo Altazimuth Pavilion, mais um bonito edifício cheio de pormenores com uma grande estátua na entrada/saída. Neste local encontrei algumas curiosidades sobre o nosso Sol, muitas questões eles fazem inclusivé se acreditamos que o Sol vai Morrer? Acreditam?
É também onde se encontra (segundo eles) o objeto mais antigo à face da terra. 
Eu Toquei. 



Nesta fase, já fartos de tanta leitura, perguntam vocês: "Mas quando é que ela chega ao tal Meridiano de Greenwich?" AGORA! FINALMENTE! É verdade, finalmente cheguei ao tão esperado espaço. Escusado será dizer que havia centenas de pessoas a querer tirar foto perto do relógio (essa parte era grátis). Mas para entrar no Royal Observatory tinha que se pagar uma Royal Entrada. Ainda pensei duas vezes em entrar, mas depois pensei que a linha do Meridiano, (que se vê bem na segunda foto em baixo, onde as pessoas estão) não acaba no fim do edifício e visualmente segui a linha  até ao final, comecei a contornar o edifício... até que chego à parede onde se encontra a continuação da linha e nessa mesma parede está feita uma marcação, para os mais pobres fazerem o registo em como já estiverem com um pé no ocidente e outro no oriente. Aí tinha pouca gente e até deu para pedir a um casal francês para me tirar uma foto, pena que estava um bocadinho de vento e fiquei despenteada, mas também já é normal... 😃. Ainda na segunda foto vê-se uma bola vermelha no topo de uma casa, chamada de Time Ball. Esta bola começou a funcionar em 1833 e funciona até hoje. O seu principal objetivo era orientar os navegadores e as pessoas que para ela olhavam. Funciona da seguinte maneira, às 12:55 a bola sobe até metade do seu mastro, às 12:58 faz o restante caminho atingindo o topo e pontualmente às 13:00 ela cai, fornecendo assim o sinal que os navegadores precisavam. Tive pena de não ter estado lá a essa hora para ver se andava adiantada ou atrasada 😉 .
O Relógio
A Bola Vermelha
A Linha
A Linha
East/West

Fica aqui um pequeno registo da paisagem lá de cima.

Depois de tanto relógio e tanta coordenada desci "desorientada" por aquela colina abaixo, desertinha para me deitar na relva do fabuloso Greenwich Park, que se vê um bocadinho bem ao centro da foto acima. Por lá andavam dezenas de pessoas a dormir, passear o dog, conversar, correr, observar (como eu) e olhem que se vê muita gente sozinha a explorar. Por ali fiquei uma largos minutos, descalcei-me, deitei-me e mais uma vez assimilei toda a vitamina D, necessária para a semana, porque os entendidos dizem que vai chover!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário